Hérnia de disco lombar: quais os tratamentos mais indicados?

Estrutura anatômica da lombar - site Dr. Marcio Penna especialista em coluna

A hérnia de disco lombar é uma condição comum que afeta a coluna vertebral e pode causar dor intensa e desconforto para aqueles que a experimentam. Embora possa afetar qualquer pessoa, há certos grupos que possuem maior risco de desenvolver a condição, devido a fatores como atividades físicas, histórico de lesões, peso corporal e até mesmo genética. 

Neste texto, explicaremos quais são os sintomas da doença, o que a desencadeia, como é feito o diagnóstico e quais são as melhores formas de tratá-la, bem como as principais maneiras de evitar seu desenvolvimento e progressão. Confira!

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco ocorre quando o disco entre as vértebras se desloca e passa a pressionar os nervos da coluna. Com a piora do quadro, o disco pode se romper, fazendo com que o seu conteúdo gelatinoso escape para o canal vertebral. Quando isso ocorre, os sintomas tornam-se mais severos.

As hérnias surgem com mais frequência na cervical e na lombar, já que são as áreas da coluna com maior movimentação e que estão expostas a maiores cargas.

Mulher com hérnia de disco lombar - site Dr. Marcio Penna especialista em coluna

Quais os sintomas de hérnia de disco na região lombar?

Os sintomas de uma hérnia de disco na região lombar variam de pessoa para pessoa e dependem da localização e da gravidade da hérnia, bem como de outros fatores individuais. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Dor nas costas, podendo variar de leve a intensa;
  • Dor irradiada para outras áreas do corpo, como nádegas, coxas, pernas e pés, quando a hérnia comprime os nervos espinhais ou a medula espinhal;
  • Dormência e formigamento em uma ou ambas as pernas, pés ou dedos dos pés;
  • Fraqueza muscular, devido à compressão dos nervos que controlam os músculos;
  • Diminuição da sensibilidade da pele nas áreas afetadas pela hérnia de disco;
  • Dor ao sentar ou se mover, que aumenta ao permanecer sentado por longos períodos ou ao realizar movimentos que coloquem pressão na coluna.

Quais as causas?

As principais causas da hérnia na lombar são: envelhecimento, trauma ou lesão, movimentos repetitivos ou esforço excessivo, obesidade, predisposição genética, tabagismo e postura inadequada.

Como é feito o diagnóstico da hérnia de disco lombar?

Para diagnosticar uma hérnia de disco lombar, o médico especialista em coluna faz uma avaliação do histórico clínico do paciente, incluindo a descrição dos seus sintomas, quando eles começaram e o que os desencadeia ou alivia.

Em seguida, ele realiza um exame físico no paciente, testando força muscular, reflexos e sensibilidade em áreas afetadas pela hérnia. Nesse momento, testes específicos, como o de Lasegue (para avaliar sinais de compressão nervosa), podem ser realizados.

Além disso, para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade da hérnia, são solicitados exames de imagem. A ressonância magnética (RM) é o exame mais sensível e comum para detectar hérnias de disco, pois fornece imagens detalhadas das estruturas da coluna vertebral e dos tecidos circundantes. 

Também é possível utilizar a tomografia computadorizada (TC) em casos específicos, especialmente se a RM não puder ser realizada. Ademais, o médico pode solicitar radiografias para descartar outras condições, como fraturas ou deformidades ósseas.

Dessa forma, com base nos resultados dos exames e na avaliação clínica, o médico confirma o diagnóstico e recomenda o tratamento adequado.

Qual o melhor tratamento?

O melhor tratamento para uma hérnia lombar dependerá da necessidade de cada paciente e pode envolver métodos de medicina tradicional e integrativa, como injeções epidurais e acupuntura. Algumas das opções mais comuns estão relacionadas a seguir!

Medicação

Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), analgésicos e relaxantes musculares tratam a dor e a inflamação associadas à hérnia de disco.

Fisioterapia para hérnia de disco lombar

Exercícios específicos fortalecem os músculos ao redor da coluna vertebral, melhoram a flexibilidade, ajudam a reduzir a pressão na região e a hérnia de disco lombar. Nesse sentido, a terapia manual, com massagem e manipulação da coluna, também pode ser útil.

Injeções epidurais de corticosteroides

Essas injeções reduzem a inflamação e aliviam a dor temporariamente, especialmente se a hérnia de disco estiver causando compressão dos nervos.

Cirurgia

Em casos graves, nos quais os outros tratamentos não proporcionam um alívio adequado da dor, ou quando há comprometimento neurológico significativo, pode-se recomendar a cirurgia. Atualmente, a intervenção pode ser realizada por meio de técnicas minimamente invasivas, com maior preservação dos tecidos, redução dos riscos e recuperação rápida.

O que piora a hérnia de disco?

A hérnia de disco pode piorar com a prática de atividades que aumentam a pressão sobre a coluna vertebral e os discos intervertebrais, o que inclui:

  • Levantar objetos pesados de forma incorreta;
  • Fazer movimentos bruscos e repetitivos que sobrecarreguem a coluna;
  • Manter uma má postura ao sentar, ficar de pé ou se movimentar;
  • Ter excesso de peso corporal, o que aumenta a pressão sobre os discos;
  • Fumar, o que prejudica a circulação sanguínea e a capacidade de cura do corpo;
  • Não fazer exercício físico.

Como prevenir a hérnia de disco lombar?

Você pode começar agora mesmo a prevenir a hérnia de disco lombar, adotando hábitos diários que ajudam a fortalecer a coluna. Para isso, basta fazer atividade física de baixo impacto, como natação, caminhada, pilates e ioga, e fortalecer os músculos das costas e do abdômen, ajudando-os a suportar a coluna. É fundamental buscar orientação profissional para essas atividades.

Também é importante ficar atento à postura ao sentar, levantar e se movimentar, evitando curvar-se para frente por longos períodos. Por isso, se ficar muito tempo sentado, use cadeiras ergonômicas que ofereçam suporte lombar.

Carregar objetos muito pesados está fora de cogitação! Isso coloca pressão excessiva sobre a coluna e aumenta o risco de hérnia de disco. Mas, se não tiver jeito, ao pegar o objeto pesado, sempre dobre os joelhos.

Já para aqueles que estão acima do peso, a prevenção da hérnia de disco lombar está na redução da gordura corporal, pois o excesso de peso sobrecarrega a coluna lombar, aumentando o risco de lesões nos discos.

Por fim, um colchão firme e um travesseiro que posicione a cabeça de forma alinhada com a coluna podem ajudar a manter uma postura correta durante o sono, reduzindo o risco de tensões na coluna. Além disso, beber água suficiente ajuda a manter os discos intervertebrais hidratados e flexíveis, o que também pode reduzir o risco de lesões.

Compartilhe:
plugins premium WordPress