Dr. Marcio Penna de Carvalho, ortopedista especialista em coluna, escrevendo em um papel, sentado em sua mesa.
Dr. Marcio Penna de terno sorrindo

Ortopedista Especialista em Coluna - Dr. Marcio Penna de Carvalho

Médico Ortopedista Especialista em Coluna, Instrutor Internacional em Cirurgia Endoscópica Minimamente Invasiva da RIWOSPINE, Alemanha.

O Dr. Marcio Penna formou-se em medicina em 1999, pela Faculdade de Medicina da UEPA. Realizou especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, entre 2000 e 2002, e tem Especialização em Cirurgia de Coluna pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, 2003. Obteve também título de Mestrado em 2007, em Ciências Médicas, pela Faculdade de Medicina da USP.

O Dr. Marcio Penna participou de vários eventos ligados à cirurgia de coluna e assumiu cargos importantes na área ao longo dos anos. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e também da Sociedade Brasileira de Coluna. Além disso, é instrutor da RIWOSPINE Alemanha, uma das maiores referências em cirurgia endoscópica do mundo, e Preceptor dos Cursos de Endoscopia de Coluna da RIWOSPINE Brasil, realizados em Campinas desde 2019.

O Dr. Marcio Penna participou como preceptor e contribuiu na formação e especialização de vários profissionais, atuando em várias instituições: Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Especialização em Cirurgia da Coluna da UNICAMP e mais recentemente na Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia Porto Dias/UEPA.

O Dr. Marcio Penna também se destacou pela sua participação no FACULTY MEETING in the MASTER CLASS TRAINING COURSE, em Knittlingen, Alemanha, em novembro de 2022 e pela participação como TRAINING INSTRUCTOR at de Intensive Training Course for Full-endoscopic Surgery at Lumbar Spine, Chicago, IL, também em novembro de 2022.

Ele ministrou aula na Pós-graduação em Cirurgia Endoscópica da Coluna do Hospital Israelita Albert Einstein, em março de 2023, além de ter sido o coordenador Científico do módulo Endoscopia da Coluna do 18º Congresso Brasileiro de Coluna, que ocorreu na cidade de Fortaleza em 2022.

Tratamentos feitos pelo Dr. Marcio Penna
Ortopedista Especialista em Coluna

O ortopedista especialista em coluna está habilitado para diagnosticar e tratar diversos problemas na coluna vertebral, como hérnia de disco, escoliose, hipercifose e câncer na coluna.

Grande parte dos problemas nessa região podem ser tratados de forma conservadora, com medicamentos e fisioterapia, por exemplo. Mas quando o paciente não apresenta melhora é preciso realizar uma cirurgia.

Ícone hérnia de disco Site Dr. Márcio Penna - ortopedista

Hérnia de disco

A hérnia de disco é uma das causas mais comuns de dor na coluna e pode ser tratada com o uso de analgésicos, sessões de fisioterapia e até acupuntura. Em casos mais graves o disco prejudicado pode ser colocado em seu lugar por meio de uma endoscopia da coluna.

ícone dor na coluna Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna

Dor na coluna

A dor na coluna pode surgir por diversos motivos. Em alguns casos ela desaparece rapidamente, mas em outros necessita de uma investigação das causas e tratamento adequado, que inclui o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e aplicação de compressas quentes. Procedimentos minimamente invasivos, como o bloqueio facetário, são uma opção muito utilizada e interessante de analgesia.

icone escoliose Site Dr. Márcio Penna - ortopedista

Tratamento de Escoliose com o Ortopedista Especialista em Coluna

O ortopedista especialista em coluna indica fisioterapia, alongamentos, analgésicos e uso de próteses ortopédicas para impedir a piora do quadro de escoliose. Caso essas opções conservadoras não sejam suficientes, é possível realizar uma cirurgia de artrodese para fixar as vértebras prejudicadas.

ícone cifose Site Dr. Márcio Penna - ortopedista

Tratamento de Cifose com o Ortopedista Especialista em Coluna

O tratamento conservador para hipercifose, conhecida popularmente como cifose, é realizado, sobretudo, com exercícios de correção postural e fortalecimento da musculatura. Mas quando a curvatura da coluna é superior a 75 graus a cirurgia começa a ser considerada. Uma opção é a fixação das vértebras no local correto por meio de artrodese.

ícone espondilolistese Site Dr. Márcio Penna - ortopedista

Tratamento de Espondilolistese com o Ortopedista Especialista em Coluna

O escorregamento das vértebras que ocorre na espondilolistese pode ser tratado pelo ortopedista especialista em coluna de diversas formas. No início é receitado fisioterapia, exercícios de correção postural e de fortalecimento e o uso de analgésicos. A artrodese também é uma opção cirúrgica para esse problema.

ícone artrodese Site Dr. Márcio Penna - ortopedista

Artrodese

A artrodese é uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva para corrigir diversos problemas na coluna. Ela consiste em fundir duas ou mais vértebras para que estas não saiam da posição correta. Esta intervenção é classificada de acordo com a região em que o cirurgião realiza o acesso.

Ícone câncer na coluna Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna

Câncer na coluna

O câncer na coluna ocupa a terceira posição no ranking das maiores causas de dores na coluna. O tratamento cirúrgico visa a retirada do tumor e a restauração das vértebras afetadas. Sessões de quimioterapia e radioterapia também podem ser indicadas.

ícone fratura na coluna Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna

Fraturas e luxações na coluna

Acidentes, pancadas e movimentos bruscos podem ocasionar fraturas e luxações na coluna. O tratamento vai variar de acordo com o tipo e a gravidade do problema, mas o cirurgião pode receitar analgésicos e o uso de gesso ou coletes para estabilizar a região. Caso seja necessária a cirurgia, algumas opções são a cifoplastia, a vertebroplastia e a fixação percutânea.

ícone cirurgias minimamente invasivas de coluna Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna

As Cirurgias Minimamente Invasivas feitas pelo Ortopedista Especialista em Coluna

O ortopedista especialista em coluna realiza diversos tipos de intervenção na coluna. A escolha do procedimento vai variar de acordo com o tipo de problema, a localização e a gravidade. As cirurgias mais comuns são a endoscopia de coluna, infiltração ou bloqueio na coluna, rizotomia por radiofrequência, cirurgia tubular, cifoplastia da coluna e artrodese.

Locais de atendimento

O Dr. Marcio atende em duas clínicas próprias, para maior comodidade de seus pacientes.

Clínica Ortovita

NPC

Artigos recentes

A hérnia de disco lombar é uma condição comum que afeta a coluna vertebral e pode causar dor intensa e...

A endoscopia de coluna, também chamada de endoscopia por vídeo da coluna, é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que...

A saúde da coluna vertebral desempenha um papel crucial em nossa qualidade de vida. Por isso a importância...

O médico de coluna é o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar diversas patologias que atingem a coluna vertebral. O...

A hérnia de disco apresenta sintomas característicos, como a dor no local. Esta enfermidade é uma das mais comuns a atingirem a coluna...

A dor na coluna cervical é aquela que acomete a porção superior da coluna vertebral, na região do pescoço, formada por...

plugins premium WordPress