Médico especialista em coluna vertebral: quais tratamentos ele oferece

Dr. Marcio Penna - Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna de Belém - Pará

O médico especialista em coluna vertebral é o profissional responsável por diagnosticar e tratar doenças nessa estrutura tão complexa do nosso corpo, fundamental para a nossa movimentação. Além de receitar tratamentos com medicamentos e fisioterapia, este profissional também está apto para resolver questões mais graves por meio da cirurgia.

Neste texto vamos explorar a formação de um ortopedista especialista em coluna. Também vamos falar sobre as doenças que ele trata e os tipos de intervenções cirúrgicas que pode realizar. Vamos lá?!

Qual a formação de um médico especialista em coluna vertebral?

O caminho para se tornar um médico especialista em coluna vertebral é longo, já que este profissional precisa adquirir conhecimentos sólidos que o tornem apto a tratar doenças nessa região da melhor forma possível.

Para iniciar a formação é preciso concluir a graduação em medicina, com duração aproximada de 6 anos. O próximo passo é a realização da residência médica em ortopedia e traumatologia, com duração de 3 anos.

Em seguida, são mais 2 anos de dedicação para concluir a especialização em treinamento clínico e cirúrgico. Mas o profissional também deve demonstrar seus conhecimentos ao publicar um artigo sobre o tema e passar por testes aplicados pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), que avaliam seus conhecimentos teóricos e práticos.

De forma geral, é preciso 11 anos de estudo e trabalho para ser considerado um especialista na área.

Médico especialista em coluna vertebral - Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna de Belém - Pará

Qual a diferença entre um ortopedista e um neurocirurgião?

O ortopedista é um profissional especialista no sistema musculoesquelético. Já o neurocirurgião cuida de doenças relacionadas ao sistema nervoso central, medula e nervos espinhais. 

Apesar de não se tratar do mesmo tipo de profissional, eles podem trabalhar de forma conjunta. Por exemplo, há ortopedistas e neurocirurgiões que são especialistas em coluna vertebral e estão aptos a realizar cirurgias nesta região.

De forma geral, ao identificar um sintoma como dor na coluna, o melhor é procurar por um ortopedista. Caso seja identificado que o problema tem origem no sistema nervoso central, o profissional poderá fazer o encaminhamento para o neurocirurgião.

Principais doenças tratadas por um médico especialista em coluna vertebral?

Existem diversas patologias que podem ser tratadas por um médico especialista em coluna vertebral. Todas apresentam sinais e evoluções diferentes, por isso, é importante suspeitar de sintomas comuns como a dor na lombar ou em outra região da coluna e procurar orientação médica imediatamente.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é causada pelo deslocamento do disco que há entre as vértebras e que funciona como um amortecedor. Ao sair de sua posição original, ele começa a pressionar as terminações nervosas, provocando dor. Em casos mais graves, o disco pode se romper, fazendo com que parte do seu conteúdo escape para o canal vertebral.

Escoliose

A escoliose é um desvio da coluna para as laterais, fazendo com que ela fique em um formato de “C” ou “S”. O problema causa dor e desalinhamento dos ombros, podendo ser notado quando o paciente é observado de costas. 

A Hipercifose tratada pelo médico especialista em coluna vertebral

A hipercifose é uma curvatura anormal da coluna na região do tórax, podendo ser percebida quando a pessoa está de perfil. A condição pode ser causada por vícios posturais e é tratada pelo médico especialista em coluna vertebral. Na adolescência, os meninos podem desenvolver o problema ao se curvar para tentar disfarçar o crescimento acentuado. Já as meninas têm chances de desenvolver hipercifose para tentar disfarçar o crescimento das mamas.

Hiperlordose

A hiperlordose é uma curvatura acentuada na região lombar, fazendo com que as costas se projetem para trás, enquanto a barriga é projetada para frente. O problema causa desconforto e dor.

Espondilolistese

É um tipo de desalinhamento entre as vértebras, o que causa maior pressão nos discos e nas terminações nervosas. Os pacientes costumam se queixar de dor e perda da força muscular e da coordenação motora.

Câncer na coluna

O câncer é caracterizado pelo crescimento anormal de células na região da coluna. Quando não tratado, pode se espalhar para outras áreas.

Fraturas e luxações na coluna

Após quedas, movimentos bruscos ou pancadas, a coluna pode sofrer fraturas e luxações. Então, ao passar por qualquer um desses eventos, procure um médico de coluna imediatamente.

Cirurgias realizadas pelo médico especialista em coluna vertebral

Em alguns casos, o médico especialista em coluna vertebral pode realizar uma intervenção cirúrgica para tratar os problemas que relatamos acima. São diversas opções minimamente invasivas, que oferecem uma recuperação mais rápida, menos danos à musculatura e menor risco de complicações.

Cirurgia endoscópica

O profissional acessa à coluna por meio de um endoscópio, um aparelho com uma câmera de alta definição que transmite imagens ao vivo para um monitor ao lado da mesa de cirurgia. As incisões necessárias tem tamanho mínimo, por volta de 8 mm.

Cirurgia tubular

Neste tipo de cirurgia são utilizados tubos e dilatadores para descomprimir áreas da coluna e reduzir a dor.

A cifoplastia da coluna feita pelo médico especialista em coluna vertebral

A cifoplastia da coluna, feita por um cirurgião médico especialista em coluna vertebral, é um procedimento que visa restaurar vértebras danificadas. A ideia é introduzir um balão que será inflado na área prejudicada, para que depois o espaço seja preenchido com cimento ósseo, ajudando a devolver a força e estabilidade às vértebras.

Artrodese

A artrodese é uma cirurgia de coluna muito comum, pela qual duas ou mais vértebras serão fundidas, fazendo com que a região ganhe mais estabilidade. Esta é uma opção para hérnia de disco, escoliose e outras doenças. 

Apesar da ligação que é feita entre as vértebras, a coluna continua com mobilidade suficiente para que o paciente realize suas atividades cotidianas. Em alguns casos, o médico-cirurgião de coluna utiliza parafusos percutâneos e hastes metálicas para ajudar na fixação.

Infiltrações ou bloqueios

As infiltrações ou bloqueios são um tipo de tratamento em que medicamentos são aplicados diretamente na coluna com agulhas próprias. Este método é muito usado para tratar dores crônicas na região.

Para garantir a segurança do método, o cirurgião especialista em coluna visualiza a área em tempo real com um aparelho de imagem, assim é possível fazer a aplicação no local específico.

Rizotomia por radiofrequência realizada pelo médico especialista em coluna vertebral

médico especialista em coluna vertebral também realiza a rizotomia por radiofrequência. Nesta abordagem, o nervo sofre uma lesão controlada, reduzindo sua sensibilidade à dor, melhorando, assim, os sintomas.

Compartilhe:
plugins premium WordPress