Artrodese

A artrodese de coluna é uma técnica cirúrgica usada para corrigir problemas normalmente relacionados à instabilidade na coluna vertebral. Ela pode ser feita de forma minimamente invasiva, assim há uma melhor preservação dos tecidos da região e uma drástica redução dos riscos para o paciente, além de uma recuperação mais rápida.

Sua indicação necessita de uma análise cuidadosa de um médico especialista em coluna. Os resultados obtidos são extremamente satisfatórios em grande parte dos casos, levando à solução definitiva de diversas enfermidades ou, pelo menos, a uma melhora considerável.

Ilustração mostrando artrodese - Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna de Belém - Pará

O que é uma artrodese de coluna?

A artrodese de coluna é um procedimento pelo qual duas ou mais vértebras passam por um processo de fusão, o que impede sua movimentação e as fixa na posição desejada. Para isso, o disco entre elas é preenchido por um enxerto ósseo, que pode ser retirado do próprio paciente, ter origem sintética ou vir de um doador.

Para ajudar na fixação e dar estabilidade à região, o médico cirurgião de coluna utiliza também hastes metálicas, conectores, espaçadores e parafusos que são inseridos na estrutura óssea da vértebra (pedículos). Nem sempre os parafusos percutâneos são necessários, mas eles trazem a vantagem de dispensar o uso de formas externas de estabilização.

Durante o procedimento são feitas pequenas incisões no local e o cirurgião utiliza equipamentos finos para chegar até as vértebras, como agulhas e fios-guia. O paciente estará sob o efeito de anestesia geral, o que garante que ele não sinta qualquer desconforto.

Quais os tipos?

A intervenção é classificada em três tipos de acordo com a área a ser operada.

Lombar

É uma das áreas da coluna onde surgem mais problemas por ser uma região de grande movimentação. Assim a cirurgia pode ser útil para tratar a espondilolistese e até mesmo a hérnia de disco, com a substituição do disco doente e a colocação de parafusos percutâneos quando necessário.

Nesta região a cirurgia é classificada de acordo com a área por onde serão feitas os acessos aos discos e as incisões :

  • ALIF: o acesso é anterior, pelo abdômen (normalmente pelo retroperitônio), o que permite ao cirurgião ter uma visão mais clara dos discos e vértebras que vão ser substituídos, além de preservar a musculatura das costas;
  • LLIF/XLIF: o acesso ocorre lateralmente, através do músculo psoas.
  • OLIF: é uma cirurgia minimamente invasiva extremamente benéfica, em que o acesso ocorre de forma oblíqua e anterior ao músculo psoas, também pelo retroperitônio;
  • MIS TLIF: é uma técnica moderna pela qual as incisões ocorrem de forma posterior, na região lombar, mais especificamente pelo forâmen vertebral.

Artrodese de coluna dorsal ou torácica

Neste caso a artrodese de coluna é realizada principalmente por via posterior, por exemplo quando é necessário corrigir cirurgicamente uma escoliose, uma fratura, ou um tumor, mas acessos menos invasivos como o acesso lateral (XLIF/LLIF) também podem ser uma opção em alguns casos.

Cervical

Pode ser realizada por via posterior ou anterior, com o uso ou não de parafusos. Assim como nos outros casos, a seleção do melhor procedimento vai depender da avaliação médica.

Quando a artrodese de coluna é indicada?

A artrodese de coluna é indicada quando não houve sucesso com os tratamentos conservadores, como sessões de fisioterapia, RPG, quiropraxia e uso de medicamentos. Então, se o paciente continua a sofrer dos sintomas e há até mesmo um agravamento do quadro, a cirurgia passa a ser considerada. Assim, o médico de coluna e o paciente irão decidir em conjunto o melhor momento para a intervenção.

De forma geral, o procedimento cirúrgico pode ser usado para:

  • Hérnia de disco;
  • Escoliose;
  • Hipercifose cervical;
  • Espondilolistese;
  • Tumor na coluna e infecções;
  • Infecções da coluna / espondilodiscites;
  • Traumas na coluna.

Como é o pós-operatório?

O tempo de recuperação após a cirurgia vai variar de acordo com a complexidade do problema. Mas devido ao uso de técnicas minimamente invasivas é esperado que o paciente retorne às atividades leves cotidianas já nos primeiros dias. Dores e incômodos na fase inicial são tratados com medicações.

Nas primeiras semanas não é possível fazer esforços físicos excessivos. Já para o retorno às atividades físicas pesadas é preciso esperar a consolidação óssea e a liberação do cirurgião que conduziu a artrodese de coluna. Isso geralmente ocorre em 6-9 meses.

Artigos recentes

A dor lombar também é chamada de lombalgia. Trata-se de um sintoma extremamente comum, que irá afetar a maioria das...

A hérnia de disco lombar é uma condição comum que afeta a coluna vertebral e pode causar dor intensa e...

A endoscopia de coluna, também chamada de endoscopia por vídeo da coluna, é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que...

A saúde da coluna vertebral desempenha um papel crucial em nossa qualidade de vida. Por isso a importância...

O médico de coluna é o profissional responsável por prevenir, diagnosticar e tratar diversas patologias que atingem a coluna vertebral. O...

A hérnia de disco apresenta sintomas característicos, como a dor no local. Esta enfermidade é uma das mais comuns a atingirem a coluna...

plugins premium WordPress