A hérnia de disco é um problema comum que atinge principalmente a coluna lombar e a cervical, já que são as áreas da coluna com maior mobilidade. Felizmente, existem muitos tratamentos eficazes para hérnia de disco, que podem acabar com a dor e fazer com que o disco vertebral fique mais saudável
Neste texto, reunimos informações para que você entenda melhor o funcionamento desta doença e suas principais possibilidades de tratamento. Vamos lá?!
O que é hérnia de disco?
A hérnia de disco é um problema na coluna que ocorre quando um disco entre as vértebras sai de sua posição original e passa a pressionar estruturas nervosas. Quando o problema evolui, este disco vertebral, que funciona como um amortecedor, pode se romper, fazendo com que o núcleo pulposo (um tipo de gel, que fica na parte interna do disco) escape do seu interior para o canal vertebral. Os principais sintomas são:
Dor na coluna, que não está presente em todos os casos, mas quando surge pode ser intensa e até irradiar para os membros inferiores;
Redução da força muscular;
Câimbras;
Formigamento;
Sensação de que uma parte da coluna está travada;
Dor no pescoço, nos casos de hérnia cervical.
O problema pode se desenvolver lentamente ao longo de muito tempo, causada por fatores genéticos, desgaste natural da coluna devido ao envelhecimento e traumas. Mas há fatores comportamentais que podem agravar o quadro ou contribuir para o seu surgimento, como má postura, sedentarismo, esforços repetitivos e levantamento de peso de forma inadequada.
É possível reverter o problema com um tratamento para hérnia de disco?
Sim, o problema pode ser revertido com um tratamento para hérnia de disco. Com o tratamento correto, a lesão tende a regredir e cicatrizar em um período de semanas ou até alguns meses. Tudo vai depender da gravidade do problema e da resposta do organismo de cada paciente.
Como curar minha hérnia de disco?
Para curar a hérnia de disco é preciso seguir um tratamento recomendado por um médico especialista em coluna. Mas antes é necessário fazer um diagnóstico correto para ter certeza de que realmente se trata de uma hérnia e descobrir qual é a gravidade do problema.
O especialista irá analisar o histórico clínico e fazer um exame físico. Entretanto, é comum que exames de imagem também sejam solicitados, como a radiografia e a ressonância magnética.
Por fim, o médico irá receitar algum dos tratamentos abaixo ou uma combinação deles, dependendo do caso.
O que não se pode fazer com hérnia de disco?
Antes de iniciar o tratamento é importante que os pacientes evitem algumas atitudes que podem piorar o problema, como praticar exercícios que gerem pressão na coluna. Alguns exemplos são os agachamentos e os exercícios abdominais.
Corridas, saltos e outros exercícios de alto impacto também devem ser evitados inicialmente.
Tratamentos para hérnia de disco com medicamentos
Os tratamentos com medicamentos para hérnia de disco são os mais comuns e geralmente são capazes de aliviar os sintomas. O médico de coluna pode receitar anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares.
Fisioterapia
A fisioterapia costuma ser recomendada junto ao tratamento medicamentoso, pois ajuda a acelerar a recuperação e devolver a mobilidade à coluna. Durante as sessões, o fisioterapeuta irá recomendar exercícios de fortalecimento para os músculos da região, o que melhora a sustentação da coluna vertebral e ajuda a evitar futuros problemas.
Além disso, são feitos alongamentos, imobilização, massagens e são ensinadas técnicas para que o paciente melhore sua postura no dia a dia.
Tratamentos com infiltrações e bloqueios
Os tratamentos para hérnia de disco que envolvem infiltrações e bloqueios são uma excelente opção minimamente invasiva para reduzir a dor na coluna. Nesta abordagem o médico cirurgião de coluna utiliza agulhas para chegar ao foco da dor e aplicar a medicação diretamente na coluna.
Para cada caso são usados seringas e agulhas diferentes, por isso, é fundamental um diagnóstico adequado. Durante o tratamento, o paciente é sedado e recebe uma anestesia local para não sentir qualquer incômodo. O médico utiliza um equipamento de imagem, como um raio-x (radioscopia), para garantir que o medicamento seja aplicado no local correto.
O procedimento dura de 20 a 40 minutos e o paciente recebe alta no mesmo dia. As queixas de efeitos colaterais ou dores são raras. O relato mais frequente é de um pouco de pressão no local da aplicação. Mas, em poucos dias, o medicamento é absorvido pelo organismo e começa a fazer efeito.
Assim, o bloqueio na coluna contribui para melhorar o processo inflamatório inicial e dá condições ao organismo seguir para o processo de cicatrização.
Tratamentos cirúrgicos para hérnia de disco
Um dos tratamentos cirúrgicos para hérnia de disco mais eficientes é a cirurgia endoscópica da coluna. Neste procedimento são feitas pequenas incisões de apenas 7-8mm por onde, com o auxílio do endoscópio, todos os instrumentos necessários são inseridos.
Para guiar a cirurgia, o ortopedista especialista em coluna utiliza o endoscópio, composto por um tubo metálico com um conjunto de óticas fino e rígido com uma câmera na ponta que transmite imagens em alta definição e em tempo real para uma tela ao lado da mesa de cirurgia.
Dessa forma, é possível chegar até o disco danificado com precisão. A grande diferença deste procedimento para uma cirurgia aberta está na forma de acesso, pois não é preciso fazer grandes cortes, por isso a musculatura que recobre a coluna é preservada.
Isso faz com que haja menos sangramentos, reduz o risco de infecções e acelera o processo de recuperação. O fator estético também é uma grande vantagem da cirurgia endoscópica, já que as cicatrizes que se formam são quase imperceptíveis.
Em alguns casos o paciente recebe alta no mesmo dia, mas o retorno ao trabalho e às atividades físicas pode levar algumas semanas. Em uma nova consulta, o cirurgião irá avaliar a situação e definir quando será seguro retornar à rotina normal.
Este tipo de intervenção é uma evolução importante no tratamento de problemas na coluna e deve ser feito por um cirurgião altamente especializado.
Mas vale lembrar que tratamentos cirúrgicos para hérnia de disco são considerados como última solução, quando o paciente não apresentou melhoras diante das opções tradicionais e está sofrendo com fortes dores ou em paciente que apresentam quadros de perda de função neurológica.