Cirurgia Endoscópica da Coluna
A cirurgia endoscópica da coluna é uma solução eficaz para diversos problemas que atingem esta região. Pacientes que sofrem de dores crônicas podem ter indicação desse tipo de tratamento quando os métodos conservadores não surtem mais efeito.
Os riscos do procedimento são muito mais baixos quando comparados ao de uma cirurgia tradicional. Em alguns casos, não é necessário nem mesmo a anestesia geral e o paciente pode retornar para casa no mesmo dia.
O que é uma endoscopia de coluna?
A cirurgia de coluna por via endoscópica é um procedimento minimamente invasivo pelo qual é possível corrigir diversos problemas na região que geram dores e são limitantes para o paciente. A intervenção pode ser realizada na área da lombar, torácica ou na cervical.
O cirurgião da coluna fará uma pequena incisão puntiforme no local, que varia entre 5 e 8 milímetros, por onde serão inseridos todos os equipamentos necessários durante a cirurgia, como o endoscópio (ótica), no qual é acoplada uma câmera de alta definição que transmite imagens para um monitor e permite que o especialista tenha uma visão completa de dentro da coluna.
Quando o problema é corrigido a incisão é fechada com pontos, sobre os quais é colocado um curativo.
Quais as vantagens de uma cirurgia endoscópica da coluna?
A cirurgia endoscópica da coluna traz as seguintes vantagens:
- Não há necessidade de grandes cortes como ocorre na cirurgia tradicional;
- Dependendo da complexidade do caso o paciente recebe apenas anestesia local e ganha alta no mesmo dia;
- O paciente sente menos dor no período pós-operatório e sua recuperação é mais rápida;
- O tempo de procedimento é menor;
- Os riscos de complicações, como infecções, são mais baixos;
- Há menos sangramento e menor agressão tecidual à região;
- Os equipamentos utilizados fazem com que os movimentos sejam mais precisos;
- Por ser menos invasiva, a cirurgia endoscópica é uma excelente indicação para pacientes idosos ou que sofrem de comorbidades, como diabetes tipo 2.
Quais doenças na coluna podem ser tratadas com esse tipo de cirurgia?
A cirurgia na coluna é eficaz no tratamento de diversas doenças, em geral síndromes compressivas, como:
- Hérnia de disco lombar, torácica e cervical;
- Estenose lombar, torácica e cervical;
- Cistos na coluna;
- Tumores na coluna;
- Espondilodiscite.
Quando a cirurgia endoscópica da coluna é indicada?
A cirurgia endoscópica da coluna é indicada quando não houve sucesso com outros tipos de tratamento, como o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Assim, o procedimento cirúrgico é considerado como uma solução mais definitiva para o problema, além de aumentar a qualidade de vida do paciente.
Quanto tempo dura?
A duração deste tipo de cirurgia na coluna pode variar de acordo com a área a ser operada, a gravidade do problema, o tipo do problema e condições específicas de cada paciente. Mas, geralmente, trata-se de um procedimento rápido, que pode variar de 20 a 60 minutos.
Como é a recuperação de uma cirurgia endoscópica da coluna?
O tempo de recuperação após uma cirurgia endoscópica da coluna vai variar de pessoa para pessoa, mas o paciente normalmente inicia a deambulação de 4 a 5 horas após o término do procedimento e recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.
Logo após sua liberação ele já está autorizado a movimentar-se gradualmente e pode realizar algumas atividades corriqueiras de forma independente, como comer, trocar de roupa, caminhar e tomar banho.
Entretanto, é preciso evitar maiores esforços, sendo recomendado que o paciente fique boa parte do tempo de repouso até a data do seu retorno ao cirurgião, o que ocorre de 14 A 16 dias depois. Nessa consulta o médico ortopedista especialista em coluna irá avaliar o local da cirurgia e solicitar a retirada dos pontos quando necessário (na maioria das vezes utilizam-se pontos absorvíveis).
Assim, o paciente estará liberado para iniciar sua reabilitação na fisioterapia. Já o retorno ao trabalho e às atividades físicas moderadas costuma ocorrer em 15 dias, dependendo da atividade trabalhista.