A dor na coluna cervical é aquela que acomete a porção superior da coluna vertebral, na região do pescoço, formada por 7 vértebras pequenas, que vão da C1 à C7. As dores têm causas diversas e impactam diretamente nas atividades do dia a dia e na qualidade de vida.
Felizmente, há uma infinidade de tratamentos disponíveis, que são capazes de aliviar os sintomas e impedir a progressão do problema. Por isso, ao identificar os primeiros sinais, a recomendação é procurar por um ortopedista especialista em coluna.
Neste texto, elencamos as principais causas, sintomas e maneiras de lidar com esse problema na coluna. Acompanhe!
O que causa dor na coluna cervical?
Em muitas situações, a dor na coluna cervical não está relacionada a um problema na coluna em si, pois sua principal causa é a tensão muscular.
Entretanto, há outras situações que podem desencadear o problema, como:
- Estreitamento do canal espinhal, também chamado de estenose espinhal;
- Hérnia de disco;
- Compressão dos nervos;
- Degenerações nas estruturas da coluna, provocadas por osteoporose ou doenças degenerativas do disco;
- Má postura;
- Traumas.
Quais são os sintomas da coluna cervical inflamada?
Além da dor característica, quando há uma inflamação na coluna cervical, outros sintomas podem surgir. Os principais são:
- Rigidez no pescoço, que causa dificuldades para mover a cabeça;
- Dores de cabeça;
- Dores que atingem os ombros e braços;
- Espasmos musculares.
Quando a dor na coluna cervical é preocupante?
A dor na coluna cervical é um problema comum, entretanto existem algumas situações em que se torna preocupante e necessita de avaliação médica imediata:
- Quando a dor é acompanhada de febre e mal-estar;
- Quando há formigamento ou dormência nos membros;
- Quando o pescoço se torna tão rígido que o paciente não consegue encostar o queixo no peito;
- No caso de perda da coordenação motora ou de dificuldades para caminhar;
- Quando o paciente acaba de passar por um trauma, como um acidente automobilístico.
O que fazer para aliviar a dor na coluna cervical?
Para aliviar a dor na coluna cervical é preciso adotar um tratamento adequado. Essa definição será feita após uma consulta com o médico de coluna, que irá avaliar o histórico do paciente, fazer um exame físico e, se necessário, solicitar exames laboratoriais e de imagem.
A abordagem escolhida vai depender da causa e da gravidade do problema, mas podemos dividir as opções em dois grupos: tratamentos conservadores e cirúrgicos.
Tratamentos conservadores
Para aliviar a dor na cervical, o paciente deve fazer um repouso relativo, evitando grandes esforços e descansando a área afetada. Também é importante ficar atento ao colchão e ao travesseiro, pois eles devem ter a densidade e a altura necessária para evitar o agravamento do problema.
Além dessas recomendações, o ortopedista pode receitar:
- Medicamentos: analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares são fundamentais para aliviar a dor e, dependendo do caso, são o suficiente para que o paciente se livre de todos os sintomas;
- Fisioterapia: nas sessões de fisioterapia o paciente executa exercícios de fortalecimento muscular e de mobilidade, assim seu pescoço e sua cabeça voltam a se movimentar normalmente;
- Colar cervical: em alguns casos, como em fraturas, pode ser necessário usar um colar cervical, com o objetivo de manter o pescoço na posição correta e evitar que o paciente execute movimentos que agravem a lesão;
- Massagem: quando se trata de problemas musculares, a massagem é capaz de estimular a circulação sanguínea e provocar relaxamento e alívio da dor;
- Acupuntura: é um tratamento alternativo, que pode ser usado em conjunto com outras opções, sendo capaz de reduzir a dor na coluna cervical.
Tratamento cirúrgico
O tratamento cirúrgico torna-se uma opção quando as abordagens conservadoras não são efetivas e o problema continua a evoluir.
Hoje há cirurgias minimamente invasivas para a coluna, em que a área a ser operada é acessada por incisões pequenas, causando o menor dano possível aos músculos ao redor. Assim, há menos sangramento, menor risco de complicações e a recuperação é mais rápida. Esta é uma opção para tratar hérnia de disco, fraturas, estreitamento do canal espinhal e outras enfermidades.
Para o procedimento, o cirurgião de coluna pode optar pela cirurgia endoscópica, um procedimento realizado com o auxílio de um tubo fino e rígido com uma câmera na ponta, capaz de transmitir imagens em alta definição para um monitor ao lado da mesa de cirurgia.
O tempo do procedimento vai depender da gravidade e do tipo de problema, mas é uma opção segura para que o paciente se veja livre da dor de forma definitiva.
A artrodese de coluna também é uma intervenção cirúrgica comum. Por meio dela, duas ou mais vértebras são fundidas em sua posição, mas sem que a região perca suas funções.
Como evitar a dor na coluna cervical?
A dor na coluna cervical pode ser evitada quando o paciente adota hábitos simples no seu dia a dia. Um dos mais importantes é quanto à postura. Portanto, o paciente não deve permanecer muito tempo em posições em que a cervical fique flexionada, por exemplo, quando está sentado usando o notebook ou abaixa a cabeça para conferir mensagens no celular.
Além de evitar a principal causa de dor na região, existem outras práticas recomendadas para prevenir o problema:
- Praticar exercícios e alongamentos: a prática regular de exercícios físicos é fundamental para fortalecer a musculatura e proteger a coluna. Já os alongamentos ajudam a evitar lesões e mantêm uma boa mobilidade;
- Ergonomia: no local de trabalho é fundamental que mesas, cadeiras e ferramentas do dia a dia ajudem o colaborador a manter uma postura correta;
- Fazer pausas regulares: quando é necessário ficar por longos períodos na mesma posição, crie o hábito de fazer intervalos regulares para descansar e se alongar;
- Tenha cuidado ao levantar objetos: se for necessário retirar objetos do chão, lembre-se de dobrar os joelhos e manter a coluna reta, pois isso retira parte da tensão na cervical e evita lesões;
- Reduza o estresse: introduza técnicas de relaxamento e atividades de lazer no seu dia a dia. Além de evitar situações estressantes sempre que possível.
A dor na cervical, assim como qualquer tipo de dor, não deve ser ignorada ou considerada normal. Marque uma consulta e tenha mais qualidade de vida.