Dor nas costas na parte de cima da coluna, o que pode ser? 

Mulher com torcicolo - Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna de Belém - Pará

Sentir dor nas costas na parte de cima é extremamente comum. Muitas vezes o sintoma não tem relação com qualquer doença, entretanto é sempre importante investigar as causas para definir os melhores tratamentos e ficar livre da dor.

Neste texto, você confere os principais gatilhos que levam a esse sintoma, como saber se a dor está relacionada a algo grave e quais são os tratamentos disponíveis. Acompanhe!

Principais motivos para dor nas costas na parte de cima

A dor nas costas na parte de cima pode ser desencadeada por inúmeras situações e doenças. As razões mais comuns para o surgimento do sintoma estão descritas abaixo.

Má postura

A má postura é uma das principais causas de dor na região cervical. É muito comum que pessoas que trabalham em escritórios ou precisam se abaixar ou se inclinar durante suas atividades desenvolvam uma postura inadequada.

A prática pode passar despercebida em um primeiro momento, mas, com o passar do tempo, as dores começam a surgir, podendo levar a outros problemas, como torcicolo e cifose.

Cifose

Ao olhar uma pessoa de perfil, você já deve ter notado uma curvatura na coluna na altura do peito. Esta curvatura natural é chamada de cifose e varia entre 20 e 45 graus. Entretanto, ao atingir mais de 45 graus temos uma alteração conhecida como hipercifose.

A hipercifose provoca desconforto estético e, em alguns casos, os pacientes relatam dor. A cifose de origem postural é bem comum na adolescência, já que, com o crescimento rápido, as pessoas desenvolvem vícios posturais por vários motivos. Por exemplo, os garotos tentam disfarçar a altura acentuada, enquanto as garotas tentam não chamar atenção para o crescimento das mamas.

Também há a cifose de Scheuermann, que é uma variação mais complexa do problema, pois as estruturas da coluna são comprometidas em seu desenvolvimento, resultando em um quadro de cifose rígida.

Hérnia de disco pode provocar dor nas costas na parte de cima da coluna

hérnia de disco é mais comum na região lombar, mas também pode ocorrer na cervical, provocando dor nas costas na parte de cima. Ela surge quando o disco fibroso presente entre as vértebras, que funciona como um amortecedor, fica achatado e se expande para os lados. Em casos mais sérios, o disco pode se romper e fazer com que o seu líquido escape para o canal vertebral.

Dessa forma, as terminações nervosas da região são pressionadas, o que causa dor. O problema pode surgir devido a uma série de fatores, como movimentos repetitivos, idade avançada, permanecer na mesma posição por muito tempo e outros.

Homem com dor nas costas na parte de cima - Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna de Belém - Pará

Torcicolo

O torcicolo atinge os músculos da região do pescoço, provocando dor e rigidez. Apesar de ser bastante incômodo, o sintoma costuma desaparecer após algum tempo. O problema pode surgir por inúmeros motivos, como posição incorreta durante o sono, movimentos bruscos com a cabeça, pancadas e alterações na coluna.

Nesse caso, a avaliação médica é importante para determinar se o torcicolo está associado a alguma enfermidade mais grave.

Excesso de peso provoca dor nas costas na parte de cima

Quando o paciente se encontra acima do peso, as estruturas que formam a coluna vertebral podem sofrer uma sobrecarga, resultando em lesões e dor nas costas na parte de cima. Além disso, o excesso de gordura abdominal está relacionado a processos inflamatórios que afetam diversas regiões do corpo.

O excesso de peso está geralmente ligado ao sedentarismo, que faz com que a pessoa fique muito tempo na mesma posição e não se exercite. Tudo isso é prejudicial para o organismo de forma geral, incluindo a coluna.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença marcada pela perda de massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem enfraquecidos, porosos e quebradiços. O problema se torna mais comum à medida em que envelhecemos e muitas vezes é percebido quando ocorrem fraturas após quedas ou pancadas simples.

Apesar de ser uma condição que geralmente se desenvolve de forma silenciosa, o paciente pode apresentar sintomas como dores, dependendo do grau de comprometimento e das áreas afetadas. 

A pessoa com osteoporose também pode desenvolver deformidades na coluna e dificuldades para realizar movimentos simples de flexão e torção. Além disso, a perda de estatura também é um sinal do problema.

Fraturas causam dor nas costas na parte de cima

Uma fratura na coluna pode causar dor nas costas na parte de cima imediatamente. O problema surge após um acidente de carro, por exemplo, ou qualquer outra situação que resulte em uma pancada forte nas costas.

Entretanto, até impactos mais simples podem resultar em uma lesão na região, caso o paciente sofra de osteoporose. Independentemente da situação, é fundamental agendar uma consulta com um ortopedista especialista em coluna imediatamente.

Levantamento de peso em excesso

A prática de exercícios físicos é muito importante para a manutenção da saúde, incluindo aqueles realizados em academias. No entanto, quando executados de maneira inadequada ou utilizando uma carga acima do recomendado, podem gerar problemas.

Isso porque o excesso de peso aumenta a pressão nas costas e demanda maior esforço das estruturas, sendo capaz de lesionar a musculatura e até mesmo causar problemas como a hérnia de disco.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença capaz de causar dor nas costas e em outras partes do corpo. Essa enfermidade reumatológica se desenvolve sem que haja causas mecânicas ou indícios de inflamações.

Suas origens ainda não foram esclarecidas, mas, por alguma razão, o sistema nervoso dispara alertas em forma de dor, sem que haja um problema que justifique tal ação.

O diagnóstico ocorre após um exame clínico e, posteriormente, o paciente pode iniciar o tratamento, que geralmente inclui o uso de analgésicos e a prática regular de exercícios físicos.

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença caracterizada pela inflamação articular e pode atingir a coluna vertebral. Quando isso acontece, o paciente passa a se queixar de dor nas costas, problemas de mobilidade e rigidez.

Em alguns casos, a dor pode se tornar constante, mesmo que a pessoa não flexione a coluna. Também é comum haver uma piora no quadro ao dormir, podendo o paciente acordar com a coluna travada.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, o que significa que o próprio sistema imunológico começa a atacar as articulações. Apesar de não haver cura, os tratamentos modernos ajudam a aliviar os sintomas e proporcionam uma melhoria na qualidade de vida do paciente.

Mulher com dor nas costas na parte de cima -  Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna de Belém - Pará

Estresse causa dor nas costas na parte de cima

O estresse é muito comum no dia a dia. Apesar de ser uma reação natural do corpo, quando ele surge em excesso, pode provocar diversos sintomas, incluindo manifestações físicas, como a dor nas costas na parte de cima. A longo prazo, o estresse é extremamente prejudicial; por isso, deve ter suas causas identificadas para poder ser tratado.

Como saber se a dor nas costas é algo grave?

Sentir dor não é normal e, embora a dor nas costas seja algo comum, você não deve se habituar a ela. Além disso, esse sintoma pode estar associado a uma situação mais grave quando outras queixas estão presentes:

  • Sensação de formigamento ou dormência, pois isso pode apontar para algum comprometimento neurológico;
  • Dores cada vez mais intensas e que não melhoram com analgésicos;
  • Febre;
  • Perda de peso;
  • Problemas para urinar;
  • Perda de força nas pernas.

Outros sintomas associados à dor na parte de cima das costas

Mesmo que a dor na parte de cima das costas seja a queixa principal do paciente, ela pode vir acompanhada de outros sintomas. Também é possível que eles surjam pela falta de tratamento imediato, o que indica algum tipo de complicação que deve ser investigada.

Sendo assim, o paciente também pode se queixar de:

-Rigidez e dificuldade para movimentar a parte superior do corpo, pois os membros e articulações perderam parte de sua flexibilidade;

-Inchaço na região dolorida, sendo mais comum quando o problema está relacionado a algum tipo de lesão ou pancada;

-Dor que irradia para outras partes do corpo, como peito, braços e pescoço;

-Dores que persistem durante a noite, não melhorando durante o período de repouso, o que pode apontar para um problema mais grave;

-Dor persistente, mesmo após alterações no estilo de vida e uso de medicamentos;

-Dificuldades para respirar, o que é um indício de que o problema está sendo ocasionado por alguma questão pulmonar.

O paciente também deve procurar um médico de coluna quando a dor na parte alta das costas começa após uma queda ou pancada.

O que pode ser dor nas costas na parte de cima da coluna, na altura do pulmão?

Quando a dor nas costas na parte de cima se concentra na região torácica, ela é geralmente causada por problemas musculares, oriundos de má postura ou até mesmo por questões articulares ou hérnia de disco.

De qualquer forma, o problema deve ser investigado, pois nem sempre tem origem na região da coluna e pode apontar para problemas no sistema respiratório ou digestivo.

Como saber se a dor nas costas é coluna ou dor muscular?

A dor nas costas costuma ser mais forte quando se origina na coluna, além de poder limitar os movimentos significativamente e irradiar para outras regiões do corpo. Já a dor muscular tende a ser mais branda e melhora com mais facilidade.

Por que alguns atletas sentem dor nas costas na parte de cima?

A dor nas costas na parte de cima, atingindo o pescoço, é muito comum em corredores, podendo aparecer intermitentemente ou se instalar de maneira contínua nas práticas esportivas. Isso ocorre porque a região do trapézio fica muito tensionada ou porque o atleta corre olhando continuamente para o chão. Os punhos cerrados durante o exercício também estão entre as causas dessa dor.

Durante uma corrida, os músculos estabilizadores da cabeça e do pescoço, trapézio superior, paravertebrais e músculos do core são utilizados com muita frequência e a fadiga sofrida devido a uma postura inadequada leva a casos de dor.

Para melhorar o quadro, os especialistas indicam realizar alguns alongamentos, esticando a cabeça para os lados, para baixo e para cima. Além disso, durante os dias em que não estiver correndo, o atleta deve fazer exercícios de fortalecimento para os músculos da região.

Também é indispensável usar um calçado adequado e com o qual o corredor se sinta confortável. De outra forma, podem ocorrer tensões desnecessárias nos músculos devido a uma mudança de posição e alterações na passada para corrigir o desconforto gerado pelo tênis.

Entretanto, é preciso ficar atento a algumas questões que indicam o agravamento da situação, como irradiação da dor para braços e mãos, formigamento, perda da sensibilidade e perda de força. Esses sintomas podem apontar para algum comprometimento neurológico e exigem tratamento imediato.

É seguro continuar correndo com dor no pescoço?

Se a dor é constante ou vem acompanhada de outros sintomas, é importante interromper as atividades e procurar ajuda médica. Geralmente, o problema não é tão grave e pode ser solucionado com pequenas correções durante a prática esportiva, uso de medicamentos para aliviar a dor, sessões de fisioterapia e exercícios de correção postural.

Homem com dor nas costas na parte de cima - site Dr. Marcio médico de coluna

Tratamentos

Felizmente existem diversos tratamentos eficazes para a dor nas costas na parte de cima da coluna. As melhores opções serão definidas de forma individual após o diagnóstico médico.

Opções conservadoras

O tratamento conservador é o primeiro a ser receitado e inclui o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

O profissional também pode recomendar sessões de fisioterapia, importantes para o fortalecimento e o alongamento muscular.

Em muitos casos, é necessário realizar exercícios de R.P.G (Reeducação Postural Global), que visam garantir um equilíbrio entre postura, força muscular e capacidade de movimentação.

Infiltrações ou bloqueios

Quando a dor na coluna é aguda e persistente, outra opção são as infiltrações ou bloqueios na coluna, que consistem na aplicação de medicamentos diretamente na área dolorida. Realiza-se o procedimento sob sedação e o paciente recebe alta no mesmo dia, já que não são necessários cortes ou incisões maiores, como ocorre nas cirurgias.

Para garantir a segurança e eficácia de uma infiltração na coluna, o médico ortopedista terá o auxílio de um aparelho de raio-x, que permite a aplicação no local exato.

Cirurgias minimamente invasivas para tratar dor nas costas na parte de cima

Quando a dor nas costas na parte de cima é intensa, não melhora com os tratamentos conservadores e há comprometimento neurológico, considera-se a cirurgia. Para tanto, hoje existem técnicas minimamente invasivas, como a endoscopia de coluna. Assim, há um comprometimento mínimo dos tecidos da região para que o médico-cirurgião de coluna alcance o local da operação. Isso resulta em um menor risco de complicações, recuperação mais rápida e cicatrizes menores.

Utilizam-se técnicas desse tipo com sucesso para tratamento de casos graves de cifose, hérnia de disco e outras doenças que atingem a coluna vertebral. 

Idosa com dores no pescoço - Site Dr. Márcio Penna - ortopedista especialista em coluna de Belém - Pará

Dicas para aliviar a dor nas costas na parte de cima

Quando sentir dor nas costas na parte de cima, procure um médico de coluna imediatamente, pois o diagnóstico e o tratamento especializado são a melhor forma de tratar o problema. Entretanto, pode-se adotar algumas práticas simples no dia a dia que podem prevenir e aliviar o sintoma:

-Mantenha um peso saudável com uma dieta equilibrada e da prática de exercícios físicos, assim você evita sobrecarregar as estruturas da coluna e previne os processos inflamatórios que causam dores;

-Ajuste seu ambiente de trabalho para favorecer o bom posicionamento da coluna. Isso inclui utilizar mesas e cadeiras em uma altura adequada e manter a tela de notebooks e computadores na altura dos olhos, para que não precise se inclinar na hora de visualizar algo;

-Evite trabalhar por longos períodos em uma mesma posição. É recomendável fazer pausas regulares e praticar alongamentos para reduzir a tensão na coluna, evitando dor nas costas e lesões;

-Realize exercícios focados no fortalecimento dos músculos na região da coluna. Isso aumenta a estabilidade da região e previne desconfortos;

-Evite ao máximo carregar objetos pesados. Quando for necessário erguer um objeto do chão, mantenha a coluna ereta e dobre os joelhos. Se for preciso, não hesite em pedir ajuda;

-Utilize colchões com a densidade ideal para o seu peso e faça a troca quando notar que o material está muito desgastado.

Em suma, a dor nas costas na parte de cima não se torna um problema tão grave na maioria dos casos, desde que receba a devida atenção.

Mitos e verdades sobre dor nas costas na parte de cima

A dor nas costas na parte de cima é um sintoma que gera muitas dúvidas. Para elucidar pontos importantes de forma rápida, trouxemos, então, uma sessão de mitos e verdades repleta de curiosidades e informações importantes.

Estresse provoca dor na coluna

VERDADE. Situações de estresse liberam hormônios que podem tensionar os músculos e gerar espasmos dolorosos. A dor provocada pelo estresse é mais comum nas costas e no pescoço. Mesmo que não seja fácil, reduzir as situações estressantes é o melhor caminho para melhorar o quadro.

A dor nas costas sempre está associada a problemas graves

MITO. Na maioria dos casos, a dor nas costas está associada à má postura e a distúrbios musculares, sendo um problema que desaparece em pouco tempo. Mesmo assim, é muito importante procurar um ortopedista especialista em coluna para o diagnóstico correto, já que hérnia de disco, fraturas, câncer e outras condições também podem estar na raiz do problema.

O sobrepeso é o principal fator para o surgimento de dor na coluna

MITO. O sobrepeso é um contribuinte importante, mas não é o fator principal. Má postura, tensão muscular e movimentos repetitivos são as causas mais comuns. Entretanto, o sobrepeso pode agravar o problema e contribuir para o sedentarismo, perda de força muscular e obesidade.

Longos períodos de repouso fazem a dor aumentar

VERDADE. Embora repousar seja importante para a recuperação dos tecidos, o exagero é prejudicial, já que pode enfraquecer a musculatura. Além disso, ficar de repouso em uma mesma posição por longos períodos faz com que a dor aumente.

Exercícios em excesso causam dor nas costas na parte de cima

MITO. Não se deve fazer exercícios em excesso, mas essa não costuma ser a causa para a dor nas costas na parte de cima. O sintoma está mais associado a uma postura inadequada durante a execução do exercício. Sendo assim, uma pessoa pode se queixar de dor mesmo após uma atividade leve caso ela não seja orientada por profissionais.

Fisioterapeuta fazendo massagem para dor - site Dr. Marcio Penna especialista em coluna

Idosos sempre terão dor nas costas

MITO. Com o envelhecimento, as estruturas da coluna vertebral se desgastam e se tornam mais frágeis, mas se a pessoa se cuidou ao longo da vida, preocupando-se com postura, prática de exercícios e alimentação saudável, bem como visitou o médico especialista em coluna regularmente, é possível que ela chegue à terceira idade sem grandes queixas. Por outro lado, os maus hábitos fazem com que adolescentes e até mesmo crianças tenham dor nas costas.

Devo evitar levantar peso para não ter dor na coluna

MITO. A dor não surge pelo levantamento de peso em si, mas sim pela má postura. Ao tirar um peso do chão, é preciso deixar a coluna reta e flexionar os joelhos. Outras dicas envolvendo o peso são distribuir as sacolas de mercado para ambos os lados do corpo e sempre carregar mochilas usando as duas alças.

O colchão deve ser mais duro para quem sente dor nas costas na parte de cima

MITO. Quem sofre de dor nas costas na parte de cima não irá se beneficiar de um colchão mais duro. O médico de coluna indica escolher a densidade do colchão considerando o peso do indivíduo. Além disso, a experiência no dia a dia conta muito, já que o objeto deve contribuir para noites de sono reparador e sem dores.

Inclinar a cabeça para apoiar o celular no ombro causa torcicolo

VERDADE. Algumas pessoas têm o hábito de falar ao telefone travando o aparelho entre o ouvido e o ombro para que as mãos permaneçam livres para outras atividades. No entanto, esse movimento é capaz de tensionar os músculos do pescoço, causando torcicolo.

Ficar em pé por muito tempo causa dor nas costas

VERDADE. Não se recomenda ficar muito tempo na mesma posição. Estando de pé, você contribui para um enrijecimento da coluna e aumento da tensão muscular. Dessa forma, o resultado pode ser uma dor considerável.

Dormir de barriga para cima é uma boa posição para evitar dor nas costas na parte de cima

VERDADE. Essa posição deixa a coluna mais acomodada, o que é um alívio para quem sente dor nas costas na parte de cima. Por outro lado, dormir de barriga para baixo deve ser evitado. Lembre-se de ter também um travesseiro que ajude a manter a coluna na posição correta.

Compartilhe:
plugins premium WordPress